Giovanni Battista Piranesi, artista gravador italiano
Giovanni Battista Piranesi nasceu 04 de outubro de 1720 em Mogliano, Veneto, perto de Treviso na então República de Veneza e morreu em Roma em novembro de 1778. Foi um dos grandes mestres da gravura no século XVIII, célebre por sua vertente mais humanística. Foi igualmente um brilhante desenhista, um respeitado teórico e fisiocrata e um grande engenheiro hidráulico e arqueólogo renomado.
Nasceu no seio de uma família que tinha um grande interesse pela arte e, em particular, a arquitetura. Iniciou seus estudos de desenho muito jovem. Apreciava particularmente a perspectiva e, da teoria, o tema classicismo. Seus desenhos e gravuras revelaram grande talento na combinação das perspectivas dramáticas com uma mordaz arquitetura maneirista e profundamente neoclássica.
Viajou para o sul de Itália, com 15 anos, a fim de estudar a memorável arte greco-romana, da qual não faltavam testemunhos na região. Piranesi empenhou-se na realização de alguns excelentes trabalhos que retratavam e estudavam a arte classicista. Aqui é evidente a razão pela qual o consideram um grande arqueólogo.
Aos vinte anos de idade rumou a Roma onde finalmente tomou contato com as ruínas antigas romanas, incluindo o Coliseu, e com edifícios testemunhos da arquitetura urbana barroca. Iniciou uma série de desenhos e pinturas, hoje muito populares e de grande valor comercial, em que retratou essencialmente interiores de palácios e de prisões.
Os desenhos e gravuras de Piranesi influenciaram o estilo de diversos artistas e personagens da literatura da Idade Moderna. Muitos dos desenhistas neoclássicos e escritores do baixo romantismo reorganizaram a sua visão eclética do mundo que os precedeu. Piranesi inaugurou o seu próspero ateliê em Roma, transformando-o mesmo num cartão de vista da cidade. Após sua morte, sua obra foi bastante explorada e reproduzida por seus contemporâneos e continuada por vários seguidores.
Obras à venda:
PIRANESI: “Veduta della Villa Medici sul Monte Pincio” Gravura em metal, água-forte, 1750.
"Veduta della Villa Medici sul Monte Pincio", 1750
Catálogo Raisonné do artista, de Luigi Ficacci, pág. 80
Gravura em metal, água-forte, 1750, do álbum publicado por Fausto Amidei “Various Views of Ancient and Modern Rome, Drawn and Engraved by Celebrited Artists, printed in Rome.”
Dimensão da imagem: 13,5cm x 19cm
Dimensão da folha: 20,5cm x 27,5cm
Não Disponível
PIRANESI: “Palazzo degl´Ambasciatori di Venezia in Roma” Gravura em metal, água-forte, 1750.
"Palazzo degl´Ambasciatori di Venezia in Roma", 1750
Catálogo Raisonné do artista, de Luigi Ficacci, pág. 76.
Gravura em metal, água-forte, 1750, do álbum publicado por Fausto Amidei “Various Views of Ancient and Modern Rome, Drawn and Engraved by Celebrited Artists, printed in Rome.”
Dimensão da imagem: 13,6Ccm X 18,7cm
Dimensão da folha: 20,5cm x 27,5cm
Não Disponível
GIOVANNI BATTISTA PIRANESI: “Vedutta dell´Arco di Settimio Severo”, 1772. Gravura água-forte, integrante do álbum Vistas de Roma. Edição Francesa do início do sec. XIX.
"Vedutta dell´Arco di Settimio Severo", 1772
Impressão francesa do início do Sec. XIX. Marca d´água G Fenerol
Gravura água-forte do Álbum Vista de Roma
Tiragem indeterminada
Dimensão da imagem: 47cm x 71,2cm
Dimensão da folha: 52,7cm x 75,8cm
Não Disponível
GIOVANNI BATTISTA PIRANESI: “Veduta del Castello dell’ Acqua Paola sul Monte Aureo”, água-forte original.
"Veduta del Castello dell’ Acqua Paola sul Monte Aureo", 1760
Gravura em metal, água-forte
Marca d´água Flor de Lis
Dimensão da imagem: 40,4cm x 61,7cm
Dimensão da folha: 75cm x 52cm
Não Disponível
GIOVANNI BATTISTA PIRANESI: “Veduta della Piazza del Campidoglio”, gravura em metal, água-forte, 1774.