Ibere Camargo


Imagem do Artista Ibere Camargo
Iberê Camargo, pintor e artista-gravador

Iberê Bassani de Camargo (Restinga Seca RS 1914 – Porto Alegre RS 1994). Pintor, gravador, desenhista, escritor e professor. Em 1928 estuda pintura com Frederico Lobe e Salvador Parlagreco (1871 – 1953) na Escola de Artes e Ofícios, em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Entre 1936 e 1939, em Porto Alegre, faz o curso técnico de arquitetura do Instituto de Belas Artes de Porto Alegre e estuda pintura com Fahrion (1898 – 1970). Muda-se para o Rio de Janeiro em 1942 e, com bolsa de estudos concedida pelo governo do Rio Grande do Sul, freqüenta por pouco tempo a Escola Nacional de Belas Artes – Enba. Não satisfeito com a proposta acadêmica, estuda com Guignard (1896 – 1962) e funda, em 1943, com outros artistas, o Grupo Guignard. Em 1947 recebe o prêmio de viagem ao exterior e vai para a Europa no ano seguinte. Em Roma, estuda com Giorgio de Chirico (1888 – 1978), Carlos Alberto Petrucci, Antônio Achille e Leone Augusto Rosa, e em Paris, com André Lhote (1885 – 1962). Volta ao Brasil em 1950 e, em 1952, torna-se membro da Comissão Nacional de Artes Plásticas. Funda, em 1953, o curso de gravura do Instituto Municipal de Belas Artes do Rio de Janeiro, hoje Escola de Artes Visuais do Parque Lage – EAV/Parque Lage. Em 1954, participa com Djanira (1914 – 1979) e Milton Dacosta (1915 – 1988), da organização do Salão Preto e Branco e, no ano seguinte, do Salão Miniatura, ambos realizados em protesto às altas taxas de importação de material artístico. Promove curso livre de pintura no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, em duas temporadas entre 1960 e 1965. Em 1966 executa painel de 49 metros quadrados oferecido pelo Brasil à Organização Mundial de Saúde – OMS, em Genebra. A partir de 1970, leciona na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Em 1980 Iberê Camargo mata a tiros um homem que o agride na rua. É absolvido sob o argumento de legítima defesa, mas o episódio marca profundamente sua vida e sua obra. Em 1986, recebe o título de doutor honoris causa da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Entre suas publicações, constam o artigo Tratado sobre Gravura em Metal, 1964, o livro técnico A Gravura, 1992 e o livro de contos No Andar do Tempo: 9 contos e um esboço autobiográfico, 1988.

Site do artista: www.iberecamargo.org.br

Obras à venda:
Gravura da obra Composição abstrata
IBERÊ CAMARGO: “Composição abstrata”, 1963, gravura em metal, água-tinta (processo do açúcar e crayon litográfico). 1963.
"Composição abstrata", 1963
Gravura em metal, água-tinta.
Tiragem: 6/110
Dimensão da imagem: 20cm x 34,3cm
Dimensão da folha: 50,3cm x 65,2cm
Catalogo Raisonné, pág. 238, 239 e 240.
R$ 9.000,00
Gravura da obra Figuras e manequins
IBERÊ CAMARGO: “Figuras e Manequins”, 1985, serigrafia original colorida.
"Figuras e manequins", 1985
Serigrafia colorida.
Tiragem:40/100
Medida folha: 47cm x 65cm
Medida imagem: 31,3cm x 45,1cm
Catalogo Raisonné, pág. 370
R$ 6.000,00
Gravura da obra Sem título (Carretéis e dados)
IBERÊ CAMARGO: “Sem título” (Carretéis e dados), 1975, pastel seco colorido.
"Sem título (Carretéis e dados)", 1975
Pastel seco sobre papel
32cm x 22,5cm
Nota:  Obra original do artista, porém a Fundação Iberê Camargo, responsável pela catalogação e divulgação da obra de Iberê Camargo ainda não registrou a obra. Esse desenho foi enviado em 2009, antes de sua compra para a expertise da Sra. Maria Camargo, viúva do artista e Sr. Eduardo Haesbaert, da própria Fundação Iberê Camargo que juntos, ao examinarem a obra in loco, atestaram sua autenticidade. Foi solicitado uma declaração por escrito mas como a Fundação ainda não constituiu uma comissão para a catalogação de obras originais do artista em novo Rasonné, essa declaração terá que aguardar a finalização deste catálogo.
R$ 30.000,00
Gravura da obra Tudo te é falso e inútil
IBERÊ CAMARGO: “Tudo te é falso e inútil”, 1992, gravura água-forte.
"Tudo te é falso e inútil", 1992
Gravura água-forte.
Tiragem: 06/50
Dimensão imagem: 10cm x 7cm
Dimensão da folha: 19,7cm x 13,3cm
Outro exemplar registrado no catálogo Raisonné do artista na pág. 297.

R$ 2.500,00
Gravura da obra Sem título
IBERÊ CAMARGO: “Sem título", rara serigrafia colorida, tiragem mínima de 30 exemplares, 1964.
"Sem título", 1964
Serigrafia colorida do cartaz por ocasição da exposição do artista na Galeria Bonino, Rio, em 1964. 
Tiragem: 23/30
Dimensão total: 53,7cm x 35,6cm
Outra obra cadastrada na Fundação Iberê Camargo sob o nº CR-286/G-293, pag. 383 do Catálogo Raisonné do artista.
R$ 7.000,00
Gravura da obra Objeto (1)
IBERÊ CAMARGO: “Objetos” (1), 1966. Gravura água-tinta (processo do açúcar ) e relevo.
"Objeto (1)", 1966
Gravura água-tinta (processo do açúcar ) e relevo.
Tiragem: 52/110
Dimensão da imagem: 15,8cm x 21,5cm
Dimensão da folha: 50cm x 60,3cm
Obra registrada no catálogo Raisonné do artista na pág. 243.
Procedência: Coleção Anna Letycia Quadros que recebeu de presente do próprio Iberê Camargo esse exemplar.
Não Disponível
Gravura da obra Estrutura em movimento
IBERÊ CAMARGO: “Estrutura em movimento”, gravura em metal, água-forte e água-tinta, 1961.
"Estrutura em movimento", 1961
Gravura em metal.
Dimensão da imagem: 12,9cm x 17,7cm
Dimensão da folha: 25,3cm x 32,8cm
Tiragem: 72/75
Outro exemplar registrado na pág. 228 do Catálogo Raisonné do artista.
Não Disponível
Gravura da obra Gravura 3
IBERÊ CAMARGO: “Gravura 3", 1968. Gravura água-forte e água-tinta. Tiragem mínima de 30 exemplares, 1964.
"Gravura 3", 1968
Gravura água-tinta e água-forte.
Tiragem: 08/30
Dimensão imagem: 29,5cm x 49,6cm
Dimensão da folha: 56,1cm x 76,1cm

Com dedicatória: "Pierre Garnotel, com a minha amizade, Iberê". Reproduzida no Livro "Iberê Camargo, Catálogo Raisonné, Vol. 1", à pág. 258. Procedência: Madja Mesquita.

Não Disponível